Entrada destacada

Plantar Albahaca

Albahaca (Ocimum basilicum), también conocido como: albahaca, albahaca olor, Basil-del-jardín, Sweet Basil, Basil-d'américa, Basil ...

sábado, 30 de enero de 2016

Como cultivar pimenta


 #pimienta #pimientos #plantasornamentales #cultivodeplantas #cultivodevegetales #plantascomestibles

De especiaria disputada pelos povos ibéricos a planta ornamental, a pimenta tem seu lugar como protagonista da História. O tempero picante que conquistou paladares aqui e alhures, principalmente entre os portugueses e espanhóis, também descobriu-se uma bela aquisição em vasos ornamentais graças à combinação do verde das folhas e do vermelho vivo da espécie Capsicum, a mais usada tanto para fins culinários quanto para objeto estético – sem contar o famoso uso contra o “mau-olhado”, tão comum na crendice popular.

Vasos com pimenteiras são facilmente encontrados em lojas de jardinagem e feiras livres, geralmente por preços razoáveis, porém muitos preferem cultivar suas próprias pimentas adquirindo sementes ou retirando-as de pimentas para uso culinário. O plantio de pimenteiras não chega a ser um desafio ao jardineiro de primeira viagem, mas é preciso que se sigam algumas regras simples para que se possa cultivar pimenta sem transtornos.

A escolha de cultivares de pimenta saudáveis e resistentes é o primeiro e mais importante passo para o sucesso da empreitada. Adquira sementes de pimenteiras reconhecidamente fortes e de boa procedência. Escolha um vaso cerâmico de tamanho médio e preencha-o com terra vegetal leve, fértil e com boa capacidade de drenagem. A semente da pimenteira deve ser colocada em uma profundidade considerável; faça um sulco com pelo menos 20 centímetros.

O principal segredo a ser seguido para cultivar pimenta é obedecer a necessidade dela por calor; pimenteiras não toleram temperaturas baixas e geadas, por isso cultive-as sempre em períodos quentes do ano. Mantenha o substrato sempre úmido, sem encharcar. A pimenteira já estará pronta para sua primeira floração quando atingir cerca de 15 centímetros de altura, pois as raízes já estarão desenvolvidas e as folhas, viçosas e bem distribuídas.

As primeiras pimentas começam a brotar cerca de dois meses após a floração, mas se o clima for favorável – água na medida certa e calor – a pimenteira pode acelerar esse processo. O conjunto harmonioso entre o verde-escuro das folhas e o carmim (ou mesmo o amarelo) dos frutos forneceu à pimenta o mais novo status de planta ornamental, o que não impede o uso culinário e medicinal das pimentas que brotam desses vasos.

Recomenda-se a poda das pimenteiras após a frutificação para melhor desenvolvimento dos brotos e consequente melhora e acréscimo na produção de pimentas. As espécies de pimenta mais usadas como ornamentais são a pimenta dedo-de-moça, a pimenta cumari e a pimenta malagueta.

No hay comentarios:

Publicar un comentario